De forma bem simples, o eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo unificar o envio de informações dos funcionários, pelo empregador, de maneira mais fácil e prática. Isso inclui dados relevantes para o cumprimento das normas de Segurança do Trabalho.
A ideia é que, com a utilização dessa plataforma, seja possível desburocratizar todo o processo de contratação, manutenção das informações de saúde e previdenciárias dos trabalhadores. Isso facilitará a gestão de processos, melhorará a segurança dos dados e também proverá o Governo Federal de informações mais precisas a respeito da movimentação dos trabalhadores no mercado de trabalho.
Além disso, o eSocial para as empresas tem como grande objetivo evitar a sonegação de impostos e garantir aos trabalhadores o recebimento de seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Como o eSocial afeta a Segurança do Trabalho?
O eSocial não acrescenta nenhuma obrigação as empresas, porém, a prestação de contas, feitas através do portal, permitirá ao governo gerenciar as empresas, principalmente aquelas com riscos ocupacionais severos, equilibrando o pagamento de alíquotas previdenciárias.
Também se tornou obrigatório incluir mais informações relevantes sobre o dia a dia dos colaboradores no desenvolvimento de suas funções e como isso pode afetar sua saúde e bem-estar. Com esses dados, é possível apontar com mais clareza quais são os riscos da função e facilitar o cumprimento de leis que protegem o trabalhador.
Que informações de Segurança do Trabalho devem constar no eSocial?
Para evitar as penalidades, as empresas precisam preencher uma série de dados relativos à empresa e ao trabalho. Esses dados são chamados de “eventos”, sendo que cada um deles é composto por um conjunto diferente de informações. O envio dessas é obrigatório.
Conheça mais sobre os eventos:
– Evento S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho;
– Evento S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
– Evento S-2230 Afastamento Temporário;
– Evento S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.
Quem pode fazer o envio desses dados?
Empresas Especializadas em Segurança e Saúde do Trabalhador.
A PreverMed possui a tecnologia adequada para isso, com o sistema SOC temos os leiautes e eventos de SST configurados do eSocial.
Além disso a PreverMed possui um departamento dedicado ao eSocial, onde todas as suas dúvidas podem ser esclarecidas, trazendo segurança para seu negócio.
Como será o envio dessas informações?
Pensando em atender da melhor forma as necessidades de sua empresa para envio de arquivos ao portal do governo, a PreverMed oferece o seguinte serviço:
– Mensageria SOC (Transmissão direta através do SOC).
Com esse serviço a responsabilidade de eliminar inconsistências dos cadastros, gerar lotes de arquivos, enviá-los e coletar os protocolos de entrega são da PreverMed.
A PreverMed também disponibiliza o envio de arquivos em formato xml, porém, a responsabilidade por tratar os dados, fazer a transmissão e coletar o protocolo será da empresa.
Agora que você já entende melhor o papel do eSocial na Segurança do Trabalho compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância de ter profissionais habilitados para apoiá-los nesse desafio.