Absenteísmo: o que é, causas e como solucionar esse problema

O absenteísmo ou absentismo é uma expressão utilizada para designar a falta de assiduidade no trabalho e outros deveres e obrigações, seja por ausência ou atraso.
Os motivos também podem ser voluntários, por doença, legais e outras causas diversas.
Por essa razão, o absenteísmo gera grande preocupação nas organizações e força os gestores a compreenderem melhor o tema, em busca de soluções que minimizem o índice de ausências.
As causas do absenteísmo no trabalho são multifatoriais e devem ser estudadas sob a ótica da repercussão na produtividade organizacional.
De modo geral, os principais motivos de ausência dos colaboradores são as enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho.
Além disso, fatores como mau tempo, problemas pessoais e precariedade do transporte público também afetam as taxas de absenteísmo nas empresas.

Uma pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, revelou que as principais causas de faltas no trabalho no Brasil são bastante triviais: gripes e resfriados e gripes, além de dores nas costas e no pescoço. O quadro fica mais sério considerando que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 700 000 acidentes de trabalho ocorrem por ano no Brasil.

Como lidar com o absenteísmo?

Como você pode ver, o absenteísmo é uma questão crítica para empresas de todos os segmentos.
Confira algumas dicas para lidar com o problema de forma eficiente:
Conhecer os motivos das ausências
Antes de tudo, você precisa descobrir quais são os motivos predominantes para as ausências.
É preciso determinar se as faltas são voluntárias ou involuntárias, causadas por fatores internos ou externos.
Para isso, você deve perguntar diretamente aos colaboradores, por meio de questionários ou a partir de uma conversa franca.

Fortalecer a cultura organizacional e valorizar os funcionários

Fortalecer a cultura organizacional é sempre um caminho para reduzir as taxas de absenteísmo, pois um ambiente de trabalho agradável motiva o colaborador a cumprir seus horários e funções.
A valorização dos colaboradores pode ser colocada em prática com programas de benefícios e recompensas, garantindo a assiduidade das equipes.

Trabalhar para manter os funcionários engajados

Para além das necessidades de compensação, os funcionários precisam de um propósito para se manter engajados e totalmente presentes.
Oferecer oportunidades de crescimento, reconhecer esforços e propor atividades significativas são formas de motivar seus colaboradores a perseguirem os objetivos da empresa.

Como reduzir o absenteísmo dentro da minha empresa?

Os profissionais da área de RH devem se encarregar da investigação, monitoramento e ações para redução do índice de absenteísmo.
o RH deve partir dos critérios de saúde ocupacional e qualidade de vida para elaborar sua gestão do absenteísmo.
Há empresas que oferecem subsídios para medicamentos, consultas com nutricionistas e fisioterapeutas e sessões de terapia para seus colaboradores.
Outras companhias apostam na atuação de coaches ligados à área da saúde, bem como treinamentos e medidas educacionais para promoção de uma vida saudável.
Da clássica ginástica laboral às novidades como o coaching nutricional, sua empresa tem inúmeras opções para cuidar melhor da saúde física e mental dos colaboradores.

O absenteísmo é um reflexo direto da relação entre organização e empregado, que vem se transformando continuamente.
A ausência no trabalho é um problema antigo, mas a preocupação em solucionar a questão com seriedade é recente e vem junto com a valorização do capital humano.
Mesmo com os avanços, o ambiente de trabalho ainda não atende às demandas físicas e mentais dos colaboradores, que sofrem grande pressão e acabam faltando mais do que o esperado para o bom andamento dos processos e das demandas organizacionais.
Estamos diante de novas relações de trabalho, e as empresas estão percebendo que precisam incluir o fator humano em sua agenda para conquistar altos níveis de assiduidade e que o colaborador precisa de um motivo para acordar todos os dias com vontade de ir trabalhar e fazer a diferença na organização.

Afinal, um ambiente de trabalho confortável, inspirador e repleto de oportunidades é a melhor razão para querer estar presente na empresa.

Contato

Alguma duvida? Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa.

2019-07-18T14:14:47+00:00