Avaliação Psicológica e Psicossocial2019-07-22T14:26:24+00:00

Avaliação Psicológica e Psicossocial

Avaliação Psicológica e Psicossocial

Avaliação psicológica é um processo técnico-científico realizado para avaliar uma pessoa por meio de instrumentos válidos para determinada finalidade. De acordo com o Conselho Regional de Psicologia, ela é “dinâmica, e se constitui como fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. ” É importante ressaltar que a avaliação psicológica só pode ser realizada por psicólogos.

Não, testagem psicológica analisa o indivíduo somente por meio de testes, enquanto a avaliação psicológica é um processo mais amplo que engloba além dos testes psicológicos, entrevistas, observações e análise do sujeito, afim de descrever o avaliado de uma forma mais completa.

Sim, a Psicologia é um segmento amplo e de atuação em diversas áreas, tendo em vista que ela trabalha com o ser humano. Dessa forma, existem diversos tipos de avaliações como: avaliação neuropsicológica, avaliação da personalidade, avaliação no contexto do trânsito e outras.
No âmbito trabalho, as principais são: avaliação psicológica de trabalhadores em profissão de risco e avaliação psicossocial, essa última em especial avalia particularidades de atuações específicas.

É um processo que tem como objetivo investigar as características do indivíduo visando se o mesmo tem condições para desempenhar cargos que possuam riscos.

É uma avaliação voltada para verificar a vulnerabilidade do trabalhador aos riscos psicossociais aos quais está exposto atuando em espaço confinado, altura, em construção naval e/ou como brigadista, levando em conta também, aspectos pessoais, familiares, tensões diárias, pressão no trabalho, etc.

São efeitos negativos a nível psicológico, físico e social aos quais os trabalhadores podem estar expostos em seu ambiente de trabalho. Alguns exemplos são: carga excessiva de trabalho, má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral, assédio moral, etc.

De acordo com as NR – 20 (produtos inflamáveis), 33 (trabalho em espaço confinado), 34 (construção naval) e 35 (trabalho em altura), qualquer trabalhador que execute atividades que necessitem desses treinamentos tem a obrigatoriedade da avaliação psicossocial, tendo em vista os riscos psicossociais.

Não, são avaliações diferentes. A avaliação psicotécnica é conhecida por ser realizada no momento de habilitação de motorista, ou até mesmo na indústria e outras organizações. Ela avalia se o sujeito ou candidato está apto para exercer determinada atividade (exemplo: dirigir um carro). Embora utilize ferramentas parecidas, ela não avalia os fatores psicossociais como a avaliação psicossocial.

Assim como os exames periódicos, deve ser realizada, no mínimo, anualmente.

Atualmente a avaliação psicossocial pode ser realizada por psicólogos e médicos, contudo vale ressaltar que a análise dos fatores comportamentais requer a utilização de instrumentos científicos específicos que são restritos aos psicólogos.

Nossos Serviços

A Prever possui uma gama de serviços em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.

E-Social

Gestão Ocupacional

Laudos e Atestados

Exames Clínicos

Cursos e Treinamentos

CIPA

SIPAT

Gestão de SESMT

Pericia Médica

Contato

Alguma duvida? Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa.